quinta-feira, outubro 18, 2007

Dores

Doem-me os olhos! Pode ser derivado às várias horas que passei em frente a este estático monitor. Ou será apenas a dor de esperar há horas que surjas num local qualquer? Pouco importa. No final o resultado é o mesmo, doem-me os olhos! Será possível que a dor dos olhos possa transpor a minha dor na alma? Sim, na verdade, doi-me a alma. Doi-me tudo e não sei bem que mais possa fazer... passo por ti nos sítios do costume, e também isso instala novas dores, novos pensamentos, um novo desgaste. Vejo-te na net. Sim vejo-te. Diferente do que eras, do que conheci. Conheci? Acho que talvez isso seja convencimento da minha parte. Nunca te conheci! Nem sequer tu te conheces. Mas estás diferente, não sei porquê, mas sinto-o. Ou melhor, vejo-o. Vejo em coisas que antigamente não terias feito e que agora fizeste e orgulhosamente mostras ao mundo. O mesmo mundo de que tanto te escondias antes... Não te percebo. Nem tão pouco percebo todos os efeitos que tens, ainda, em mim. Acho que podiam simplesmente inventar um botão de "off" que permitisse aplicação directa no cérebro das pessoas. Posso ser a primeira cobaia para esse projecto??

18 comentários:

Anónimo disse...

Texto interessante (como vês, nao sei só dizer mal) talvez porque o pudesse ser eu a ditar, talvez porque, infelizmente, tantos o pudessem ter ditado... a dor dos olhos é irrelevante, perante a dor de nos enganarmos com alguém que afinal descobrimos nao (re)conhecer. Fingir-se ser o que se nao é, seria a maior estupidez do ser humano, se nao fosse ainda maior a estupidez de nos permitirmos enganar (continuamente) por "pessoas" assim... MUDA DE VIDA, DE CASA, DE AMIGOS, DE PAÍS é o único "off" que conheço que resulte!

Unknown disse...

Obrigado pelo teu comentário. Foi bom conhecer também o teu outro lado ;)
Na realidade somos simplesmente humanos e se não nos permitirmos viver esse engano continuamente acabamos por não ser mais do que uma pedra inanimada. Já diz o ditado... ama sempre como se fosse a primeira vez... eu tento e não vou sair dos "sitios do costume" que cito no texto porque ele são meus por direito e não os tenciono abandonar. Existem neles pessoas demasiado importantes. Muito mais do que ele alguma vez foi...

Anónimo disse...

O ditado, enquanto sabedoria popular, é, muitas vezes, absurdo... e o que citas é um bom exemplo. É impossível fazer o que quer que seja uma segunda vez, como se nunca tivesse existido a primeira... e se a primeira não corre bem, só por estupidez se desejaria que a segunda corresse de igual modo. Aproveita as lições que a vida te dá porque só assim poderás, eventualmente, deixar de te queixar.

Quanto às pessoas a quem te referes como "demasiado importantes", presumo que, como todos nós, tenhas uma certa dificuldade em distinguir o trio do joio... tivesses para elas o mesmo olhar crítico que tens para "ele" e talvez se fizesse alguma luz algures... e talvez percebesses melhor o pior de tudo.

Unknown disse...

Talvez essa seja mais uma grande diferença entre nós. Eu não vivo com a mágoa e a raiva com que tu demonstras viver em relação ao mundo e aos outros. E os ditados populares, como a biblia, não devem ser levados à letra. Transmitem muitas vezes a sabedoria que a experiência deu a outras pessoas. Não se deve acreditar neles, mas apenas usá-los com moderação.

Anónimo disse...

Não te parece que para afirmares o que julgas saber acerca de mim deverias, no mínimo, saber quem sou? Ou conhecer-me? Nem que fosse por intermédio de um blog? Não é o caso pois não? Então aí é onde tens que colocar a moderação...

Se queres um conselho, abre mais os olhos e menos o coração... talvez este blog passe a ser menos recheado de dores e de lágrimas e de queixumes, e comece a receber um pouco daquilo por que, verdadeiramente, vale a pena existir.

Unknown disse...

LOL. É engraçado que tu o possas fazer e eu não, mas tu é que sabes. Ou se calhar tu conheces-me e eu não dei conta. O blog é preenchido daquilo que eu quiser e bem entender e, como acho que já disse antes, não pretendo agradar a ninguém portanto só lês as minhas dores e queixumes se quiseres... está à vontade para dar mais opiniões tão construtivas como esta última ;)

Unknown disse...

Já agora, só para relembrar, se a minha memória não falha foste tu quem quis ficar anónimo portanto como seria possível conhecer-te por um blog ou outra via qualquer? E um blog permite-nos conhecer a pessoa? Que visão tão redutora dos seres humanos... não assumas por um momento que me conheces só porque visitas o meu blog...
(já agora se aparecer um comentário eliminado foi meu porque me enganei...mais vale prevenir...)

Anónimo disse...

Mas será que não vês mesmo a diferença?

Dás-te muito mais tu a conhecer com aquilo que escreves neste blog, do que alguém que não se expõe dessa forma, não te parece? Se escreves aqui aquilo que escreves, num sitio onde qualquer pessoa com internet pode ler e comentar, é porque pretendes justamente dar-te a conhecer e, como tal, ficas sujeito a que as pessoas te conheçam por aquilo que aqui lêem. Essa é a opção que toma, deduzo que conscientemente, quem conta a sua vida num blog aberto a desconhecidos. É por isso fácil interpretar-te e avaliar-te segundo aquilo que tu revelas de ti próprio, seja essa interpretação mais ou menos objectiva. O que não me parece assim tão fácil e muito menos legitimo é que tu o faças baseado naquele nada que conheces dos anónimos que te escrevem. Continua a parecer-te "engraçado" que eu o possa fazer mas tu não porque tu te expões a isso e eu não?

E para que fique ainda mais claro, deixa-me só acrescentar que te surpreenderias se soubesses que não é apenas do teu blog que eu te conheço... Mas tu não sabes que eu sei o que sei!

peter_pina disse...

axei mxm muito bonito o k escreveeste mike!....

hugzzz

p.p.

Unknown disse...

Continuo a dizer que é uma visão redutora. Eu não exponho a minha vida aqui. A minha vida é muito mais que isto, e ainda bem que assim é! Exponhoo sentimentos e episódios sim. Mas se eu me avaliasse por aquilo que aqui está na maior parte das vezes diria que sou depressivo e à beira de cometer suicidio lol. Se realmente me conheces sabes que não sou assim... aindas achas que o teu conhecimento é apenas do que lês ou será desse restante que sabes?

Anónimo disse...

Como deves compreender há diferentes níveis de conhecimento de uma pessoa... e por mais que julgues conhecer alguém, nunca conhecerás plenamente ninguém.

Se tu proprio tiras essa conclusão acerca daquilo que escreves, não deves pois espantar-te que os que te lêem, sem saber mais nada para além do que lêem, concluam o mesmo. E se a conclusão a que chegam é verdadeira ou não, isso é indiferente, porque chegam a ela pelos dados que tu lhes dás. Ou seja, se na verdade és ou não depressivo e deprimente, isso não importa, porque 9 em cada 10 das coisas que escreves, o são! E isso é o que recebe de ti, quem te lê.

E aquilo que de ti conheço é mais que suficiente para saber a resposta à questão sobre se a realidade aqui exposta estará assim tão distante da realidade vivida. E eu sei que tu sabes aquilo que eu sei.

Unknown disse...

Como não sei quem és, e sinceramente pouco me importa, não faço ideia do que sabes ou pensas saber. Muito menos que me aches depressivo ou deprimente. Por mim tanto melhor. E garanto-te que excluindo-de a ti as outras pessoas que acompanham o blog não me transmitem minimamente essa visão. Mas que te importa isso não é? a única coisa que até agora conseguiste demonstrar foi arrogância e falta de respeito, mas como essas são óptimas qualidades continuas a julgar os outros... Força migo, vais no bom caminho...

Anónimo disse...

Sugiro que antes de contares até 10 (estás claramente a ficar um pouco exaltado e nao vale a pena) voltes a ler o meu último comentário, mas desta vez com alguma atençao... que é para depois nao afirmares coisas que nem foram sugeridas.

Quanto ao "migo" dispenso... já tiveste a tua oportunidade. E o caminho, soubesses tu tao bem como eu, com convicçao e certeza, de que aquele em que estás é o "bom caminho" e garanto-te que metade destes posts seriam menos deprimentes e depressivos. O pior é que tu sabes, e eu sei que tu sabes, que nao é assim!

Unknown disse...

Claro claro, porque tu és mt mais feliz que eu. Deve ser por isso que não tens nada mais útil para fazer do que me vir chatear não é...?

Anónimo disse...

Nao confundas felicidade com tempo livre... tu nao possuis o primeiro e nem aproveitas o segundo para procurar o primeiro... pelo contrário, perde-lo a escrever este blog. Eu, por possuir o primeiro, é que me posso dar ao luxo de ocupar o segundo a ler estes e outros disparates... digo, blogs!

Unknown disse...

Efectivamente não me conheces. Se conhecesses não dizias tanto disparate junto. Contrariamente aquilo que pensas eu sou feliz e não tenho tempo livre como tu tens (infelizmente porque às vezes até dava jeito). Mas fico contente por seres uma pessoa feliz e desocupada, pena que não uses o tempo para algo mais construtivo do que aquilo que aqui demonstras...

Anónimo disse...

Que bem te ficam essas palavras aqui: "... eu sou feliz..." fica é a dúvida se as escreveste para convencer os teus amigos ou para te convenceres a ti próprio. Suponho que as duas coisas... afinal de contas, uma mentira repetida muita vezes acaba por se tornar verdade.

Fica a saber que te conheço muitissimo melhor do que aquilo que tu possas imaginar! E tu, que te cruzas comigo tantas vezes, não fazes ideia de quem possa ser! E acredita numa coisa, é que este tempo, para mim, é muito mais construtivo do que tantas outras ocupações que pudesse ter.

Não há nada mais edificante que abrir os olhos! Tu lá hás-de chegar... eventualmente!

Disse.

Unknown disse...

Sim senhor iluminado. Ficarei à espera de chegar a esse patamar tão elevado...