terça-feira, abril 05, 2005

Novidades

Queria só dizer duas coisas, uma é que o post anterior chama-se desejos porque está dentro do meu desejo de que se pudesse fazer mais para evitar esta infecção crescente pelo HIV. A segunda é que há bem pouco tempo chamaram a minha atenção (obrigado Marisa) para o novo link que está ali inserido no lado direito, mas que vou aqui indicar http://verdadeiroeu.blogspot.com/ para ser mais fácil. Adorei, e devorei, tudo o que este jovem rapaz escreveu/escreve na sua página, nesta sua auto-biografia em que nos guia por uma história de vida muito pessoal e muito sentida. Não só acho importante ler para ter noção das realidades alheias, mas principalmente porque nos permite aprender muito mais do que isso. Como futuros profissionais na área de psicologia, muitos dos que lêem este blog o são, é importante pensarmos qual seria a nossa reacção se pais, como os ali relatados, viessem ao nosso encontro e nos pedissem para "curarmos" o seu filho homossexual. Infelizmente esta realidade não é assim tão improvável e toca-nos a todos.
Na minha opinião pessoal não acho que pudesse sequer trabalhar esta questão dado que provavelmente a minha vontade seria de ofender os pais e chamá-los retrógrados. Claro que não o faria desta forma, mas seria complicado, muito complicado, pela forma como o tema de toca... acho que como psicólogos temos a obrigação e dever de pensar nisto. Bons pensamentos!

4 comentários:

celtic disse...

Mike não vi ainda o site q indicaste mas vou ver concerteza, mas antes de tudo o mais quero fazer um pequeno reparo, pelo que sei hoje em dia todas as escolas/correntes da psicologia (pelo menos as maiores e que nós conhecemos), defendem que a homossexualidade não é uma questão de "cura" ou não tem "cura" (odeio esta palavra). O que todas apregoam, acredito, é que o objectivo é ajudar as pessoas a integrare melhor a sua experiencia de homossexualidade, é ajuda-las a viver bem consigo e com o mundo, seja isso com que orientação sexual for.
Penso não ter metido a pata na poça mas pelo menos foi isto que me ensinaram...
Em relação ao HIV nem vou falar, sabes a minha opinião, somos da mesma "escola" ;)
beijinhos
ps- se quiseres uma resumo da perspectiva dinâmica sobre homossexualidade avisa, ja andei a discuti-la esta semana mm! ;)

Unknown disse...

Sim amori, sem dúvida que hoje em dia essa é a visão das várias correntes da psicologia e ainda bem, diga-se de passagem. A questão que levantei com a "cura" (que eu tb detesto, lol) foi mais na perspectiva dos pais, isto é, temos de pensar como vamos reagir e actuar quando nos entram pais pelo consultório (ou lá o que for) dentro a pedirem-nos para curarmos o seu suposto filho(a) doente porque ele(a) é homossexual. Tirando a vontade que temos logo de lhes bater (lol, não resisti) como podemos fazer essa integração da melhor forma. E já agora, lê o blog dele, é excelente. Jokinhas

Anónimo disse...

Bom, fui só espreitar e fiquei la por duas horas.. :S e ainda me faltam ver uns meses. Os olhos estão vermelhos, o cérebro dilatado e as ideias confusas. Só preciso de uns óculos para (certamente) continuar amanhã. ;)* Bons momentos de reflexão....

celtic disse...

mor já li... estou plenamente de acordo ctg q é uma boa história para ler( tb ja recomendei no meu blog lol).
em relação aquilo que dizias, é uma boa questão de colocar, como lidar com pedidos absurdos (sejam eles quais forem), principalmente se eles nos tocarem particularmente. tb axo q é dificil, mas é tentar explicar às pessoas de forma simples que não podes satisfazer todas as suas vontades, que não é esse o teu papel ali, o teu papel é ajudar a pessoa a integrar as várias experiencias que vai tendo de maneira a ser o mais feliz e saudável possível e não permitir-lhe expressar e ser aquilo que ela entende que é, vai contra esse principio. se as pessoas não entenderem, não propões seguimento. em ultima análise a agenda também pode ficar a abarrotar ;)lol (estou evidentemente a brincar)
beijos